segunda-feira, 12 de março de 2018

Celebrar a Diversidade Cultural - Semana do Brasil na EB de Jugueiros


No âmbito da atividade «Celebrar a Diversidade Cultural» do Projeto ser+ Cidadão, que conta com o apoio do ACM e FAMI, a EB de Jugueiros está a celebrar a Semana do Brasil. A comunidade escolar, em colaboração com as famílias, encontrou-se com o “Outro” nos contos tradicionais. 

A biblioteca contextualizou o conto brasileiro, «Os Amores de Uirapuru», o pássaro vermelho, e transportou os alunos ao Brasil, país de origem de vários dos seus alunos, do pré-escolar até ao final do primeiro ciclo.

Decidimos que faríamos uma viagem cultural que nos transportasse na caravela da imaginação, partindo da descoberta de Brasil, por Pedro Álvares Cabral, até ao Brasil atual. Das capitanias para as regiões atuais, explorámos as regiões, a gastronomia, as personagens do folclore brasileiro, parlendas e provérbios, alguns que inevitavelmente nos são comuns, a música, os cantores, poetas, escritores de renome na literatura para os adultos, e os mais direcionados para a infância.

Fundeámos em frente do nosso “Sítio da Leitura” (Biblioteca) e pausámos na obra de Monteiro Lobato, o “pai” do Sítio do Pica-Pau Amarelo, cujas personagens ainda habitam as memórias de muitos dos agora adultos, uma vez que partilhámos muitas aventuras da Dona Benta, Emília, Narizinho e Pedrinho. 

Agradecemos encarecidamente a disponibilidade dos Encarregados de Educação dos alunos Linda e Luan Lepper Falcão e da aluna Isadora Nambué.

Os nossos alunos enriqueceram esta exposição com as suas próprias produções e investigações, para que esta viagem imaginária se tornasse mais completa e profícua. Deixaremos nas nossas paredes e átrio o produto desta viagem para quem a quiser fazer, visitando-nos.




















BOAS LEITURAS!


Sem comentários:

Enviar um comentário